Roberto Menescal | Entrevista

06 de Agosto de 2012

Capixaba de alma carioca, Roberto Menescal estreou profissionalmente na música aos 18 anos, acompanhando artistas como Silvinha Telles, Maysa e Elis Regina. Em 1958, estourou com uma brilhante carreira de compositor, criando ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Boscoli, a Bossa Nova. A partir daí a "batida diferente" do seu violão afinado se tornou mundialmente conhecida. Autor de canções como "O Barquinho", "Você" , "Bye Bye Brasil" e "Telefone", "Rio". Em 1962 participou do famoso Concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall, em New York. Autor de canções como "O Barquinho", "Você", "Bye Bye Brasil" e "Telefone".

Perguntas

  1. Cinquenta e sete anos de carreira?
  2. E quando começou essa história da batida bossa nova?
  3. A história do Barquinho, você me contou uma vez, que vocês estavam de fato num barco e deu um problema no motor, é isso mesmo?
  4. Me fala de Telefone, Menescal?
  5. Me fala um pouco da influência do jazz na música de vocês?
  6. E os trios instrumentais?
  7. Menescal, é muito interessante como a bossa nova foi de fato a música brasileira que mais amarrou a gente no mundo, que mais fez com que as trocas acontecessem, as parcerias com grandes nomes, tipo Jobim e Sinatra... E tem agora você o Andy Summers, que é o guitarrista do The Police. Como aconteceu esse encontro?
  8. E essa banda de hoje?
  9. Tem o "Bye Bye Brasil" aqui no repertório, que é uma parceria sua com o Chico Buarque, mas que é uma música que não é uma bossa nova...
  10. E tem "Agarradinhos" que tem a ver com esse projeto que você tem a Leila Pinheiro...
  11. Tem uma outra aqui que chama "Batida Diferente", e que é uma música icônica...
  12. Tem por exemplo o Bossa Cuca Nova, que é uma banda que pega a bossa nova original e recria colocando a batida eletrônica. Uma coisa que vem acontecendo há uns 20 anos pelo mundo inteiro... Você teve esse primeiro susto, Menescal?
Voltar ao topo

Programação SescTV

19 de Abril

  • 07:00Passagem de som - Marcela Nunes
  • 07:30Instrumental Sesc Brasil - Marcela Nunes
  • 12:00Instrumental Sesc Brasil - Ricardo Valverde
  • 18:30Passagem de som - PianOrquestra
  • 19:00Instrumental Sesc Brasil - PianOrquestra
programação completa