Maogani | Bate-Papo

12 de Março de 2012

O Quarteto Maogani destaca-se por sua produção fonográfica de alta qualidade e presença constante em concertos no Brasil e no exterior. Criado em 1995, o grupo explora formação instrumental pouco usual, unindo a delicadeza e os cuidados da música de câmera ao vigor e à espontaneidade da música popular. Com Maurício Marques (violão requinto e violão de 8 cordas); Carlos Chaves (violão de 7 cordas); Marcos Alves (violão de 6 cordas) e Paulo Aragão (violão de 8 cordas).

Perguntas

  1. Hoje, enquanto eu fiz a entrevista com eles para o programa, o Paulo me falou sobre ter aquela coisa do piano, de ter várias notinhas uma depois da outra, e eu pude perceber isso perfeitamente isso aqui hoje. Explica isso melhor pro pessoal, que eu não consegui evidentemente, dizer do que se trata?
  2. Os arranjos são criações coletivas ou individuais?
  3. Vocês devem usar alguns meios eletrônicos para ensaiar, já que um de vocês mora no Rio Grande do Sul, pois a harmonia do quarteto é surpreendente, tipo "Skype" por exemplo?
  4. Quais discos vocês lançaram? Quais formações vocês já tiveram? Quais luthiers vocês usam?
  5. Os quatro violões soam como um único e complexo violão gigante. Como se consegue isso? Ensaio, química, qual é o segredo?
  6. Qual o tipo de encordoamento que todos usam para produzir essa sonoridade?
  7. E o nome do quarteto, Maogani, quem explica?
Voltar ao topo

Programação SescTV

05 de Maio

  • 02:30Passagem de som - Jane do Bandolim Quarteto
  • 03:00Instrumental Sesc Brasil - Jane do Bandolim
  • 21:00Passagem de som - Grupo Pó de Café
  • 21:30Instrumental Sesc Brasil - Grupo Pó de Café
programação completa